cuidador responsável

Ter um novo bebé de quatro patas não é uma tarefa, é um prazer! No entanto, ao contrário de cães já adultos, os cachorros têm o sistema imunitário muito frágil e é necessário muito cuidado na fase inicial da sua vida.

Não se assuste, não precisa de tirar um curso intensivo para saber como cuidar de um cachorro. Tudo o que precisa é de algum bom senso e conhecimento das condições ideais de saúde que se adequam até certa idade. Aqui está um guia para os donos mais preocupados que querem cuidar do seu animal de uma forma prática e atenciosa para que o bebé seja feliz e saudável.

Cuidar de cães recém-nascidos

A menos que tenha um cão já adulto, estará sempre em dúvidas sobre o que fazer com este ser tão pequeno e indefeso. O pior acontece quando eles /a ainda dependem da sua progenitora e não a têm por perto, o que acontece muitas vezes. Neste caso, precisa de o alimentar da devida forma para que o crescimento seja o ideal.

Ao alimentar cães recém-nascidos, é de extrema importância oferecer apenas os tipos de leite necessários. É aconselhável que converse e peça orientação ao profissional veterinário sobre sobre o melhor tipo de bebida formulada a dar e qual o melhor horário para uma alimentação adequada a fim de reduzir possíveis condições de saúde, como a diarreia.

Normalmente, animais de estimação com menos de duas semanas de idade devem ser alimentados a cada duas horas e a alimentação por seringa é a mais apropriada. No entanto, os intervalos de alimentação do animal aumentam com o tempo. Geralmente, esta mudança gradual da rotina de alimentação vai depender muito da raça do cão. Após sensivelmente quatro semanas, encontra-se na altura ideal para introduzir alimentos sólidos, como croquetes para cachorros. Para fácil ingestão e absorção, os croquetes secos devem ser embebidos em água morna e bem misturados.

Enquanto cachorro, a sua mente está completamente vazia no que toca a padrões sociais e obediência. As primeiras informações que lhe transmitir, vão definir o seu comportamento em geral.

Um dos principais fatores de risco para a saúde do cachorro são as baixas temperaturas. Certifique-se que o mantém aquecido, caso contrário vai precisar de o levar a fazer um check-up médico para avaliações sobre ganho ou perda de peso e outros indicadores de uma saúde dentro da normalidade. Um dos passos seguintes, com o crescimento do animal, será a administração de vacinas, como a vacina da raiva.

Os primeiros cuidados

É necessário garantir algumas condições básicas, antes de o introduzir num novo ambiente. Deve garantir que:

  • Tem o boletim de vacinas atualizado
  • Tem habilidades básicas de socialização
  • A sua casa está devidamente segura para o receber
  • Tem todos os objetos necessários para a estadia do animal
  • Tem um seguro para animais de estimação e se desejar aulas de treino

Quando o animal já estiver instalado em sua casa, a primeira coisa a fazer é dar-lhe um nome! Ao dar-lhe um nome, lembre-se:

  • Escolha o nome que realmente gosta, dado que o animal terá esse nome para o resto da sua vida
  • Escolha um nome simples
  • Escolha um nome único, que não seja muito popular na zona onde vive
  • Escolha um nome que se destaque e que transmite personalidade
  • Escolha um nome que seja fácil de pronunciar para que o memorize rapidamente, os seus filhos e o próprio animal
Um dos principais fatores de risco para a saúde do cachorro são as baixas temperaturas.

Escolher os alimentos para o cão bebé

A comida deve ser sua primeira preocupação, uma vez que é o principal pilar no que diz respeito ao bem-estar do animal. O alimento, assim como um bom ambiente em casa, ajuda na multiplicação das células e na definição do sistema imunológico. O cachorro vai precisar de alimentos de ótima qualidade até fazer um ano de idade.

Existem alimentos especialmente desenvolvidos para cães em diferentes faixas etárias. Na realidade, o que acontece é à medida que vai introduzindo alimentos, vai oferecendo cada vez menos leite. Esses alimentos são úteis, têm diferentes valores nutricionais para um crescimento e desenvolvimento eficiente. Consulte o seu veterinário sempre sentir que deve fazer uma alteração à dieta.

A dieta deve:

  • Conter proteína como nutriente primário
  • Conter alimentos desenvolvidos e específicos para crescimento rápido no caso de raças grandes
  • Conter DHS para desenvolvimento esquelético, ocular e cerebral
  • Conter alimentos ricos em antioxidantes para estimular o sistema imunológico
  • Ser a mais limpa possível, deve protege-lo das impurezas para evitar intoxicação alimentar

Ao servir o cachorro, certifique-se que utiliza tigelas seguras e fáceis de lavar. As melhores tigelas do mercado apresentam superfícies de aço inoxidável e cerâmica. Estas podem ser lavadas na máquina de lavar louça e não são facilmente infetadas com bactérias. É prudente evitar superfícies plásticas.

Treinar o seu cachorro

O treino de obediência é um fator essencial a ser considerado para o desenvolvimento e crescimento do seu animal. É o que permite definir os papéis do seu animal de estimação na sua família e ambiente social diversificado. Determina como o cão irá se relacionar e interagir com os visitantes e com outros cães quando passeia.

Assim como trabalhar com um computador novo, a mente do seu animal de estimação está completamente vazia no que toca a padrões sociais e obediência. As primeiras informações que lhe transmitir, vão definir o seu comportamento em geral. Sendo assim, deve estar atento para facilitar todo o processo e perceber atempadamente quando deve chamar à razão e ser autoritário. Durante o treino do seu cão:

  • Tente personalizar o comportamento do animal para se adequar à normalidade do seu dia-a-dia
  • Tenha cuidado com comportamentos negativos e ensine o cão a evitá-los
  • Não limite as áreas de treino
  • Recompense o cão sempre que este fizer algo corretamente
  • Tente que o treino seja curto e consistente
  • Tente entender a forma como se expressa

Cuidar de um cachorro não é apenas ter em consideração a alimentação e a higiene. Nos primeiros tempos de vida, temos de ter em consideração e atenção o seu comportamento. Assim como os bebés humanos, a educação de um cão pode não ser uma tarefa muito simples. Se o dono sentir que não se encontra apto para treinar o seu cão, devem pedir ajuda a profissionais da área.