comportamento

Às vezes pode achar que o seu melhor amigo está a agir de um modo um pouco estranho. Os cães podem ser pequenas criaturas estranhas, mas todos os seus hábitos fazem todo sentido para eles e eles geralmente não são nada com que se deva preocupar. As coisas que eles fazem podem na verdade ser eles a tentar dizer-lhe qualquer coisa. Vamos explorar alguns comportamentos de cães e o seu significado.

Bocejar

A razão óbvia pela qual os humanos bocejam é devido ao cansaço. Nos cães isso também acontece, contudo há outras razões pelas quais eles podem estar exibir esse comportamento. Um bocejo pode indicar que não estão a gostar de algo e que a sua paciência está a acabar. Podem fazê-lo quando encontram um cão que consideram irritante e que tenta interagir com eles. O bocejo também pode ser a maneira do seu cão lhe mostrar que está frustrado ou que está com stress. Caso se aperceba que o seu patudo está a bocejar, procure descobrir se existe algo no seu ambiente que lhe poderá estar a causar algum desconforto.

Bocejar pode ser um reflexo de cansaço, como nos humanos, contudo para os cães pode também significar que estão frustrados ou stressados.

Morder a própria cauda

Muitas pessoas acham engraçado ver o seu cão a perseguir ou a morder a sua cauda, infelizmente não é algo que deva ser tomado levemente. Não é um hábito querido e eles não estão fazê-lo rir, provavelmente o seu cão está morder a sua cauda por ter coceira ou por estar com parasitas (geralmente pulgas). Caso suceda com o seu cão, vá com ele ao veterinário e proceda ao tratamento.

Rebolar no chão

Os cães costumam rolar no chão e este comportamento pode ter na verdade muitas causas. Ao rebolar poderá estar a tentar livrar-se de uma coceira, contudo, muitas vezes, o seu cão está apenas a tentar chamar a sua atenção. Um grande sinal de que ele só quer a seu atenção, é se houver repetição da sequência: rolar no chão, olhar para si e levantar-se. Às vezes eles simplesmente gostam da sensação, principalmente se for um dia quente e houver relva fresquinha por perto.

Andar às voltas antes de se deitar

Após um dia dificíl a comer snacks e perseguir gatos, os cães gostam de se deitar para relaxar um pouco. Pode já ter reparado que antes de o fazer, dá uma pequena volta. Antes de lhe dizermos porque o faz, relembramos o leitor que os cães evoluiram a partir dos lobos. Assim, e mesmo que inconscientemente, ele está a verificar se existe algum perigo atrás de si. Em casos raros, é também um sinal de um distúrbio compulsivo e que deve ser tratado.

Cheirar o anûs de outros cães

Na nossa sociedade humana este tipo de comportamento é intolerável, mas no mundo dos cães é algo bastante comum. É na verdade uma das coisas mais normais que os cães fazem uns aos outros. Como provavelmente já sabe, os cães têm um poder olfativo imenso e cheirando os outros cães, estão simplesmente a reunir informações sobre o mesmos. É incrível pensar na quantidade de informação que pode ser recolhida ao fazer isto, incluindo a dieta alimentar do outro cão, o seu género e até o seu estado emocional.

Sacudir em seco

Os cães sacodem-se para se secarem quando estão molhados, mas o que levará um cão a sacodir-se da mesma maneira quando já está seco? Na verdade, nem é um hábito incomum e é uma maneira de resolverem qualquer ansiedade que estão a sentir. No fundo estão como que sacudir o stress que estão a sentir e regra geral, sentem-se muito melhores depois de o fazer. Dê-lhe uma festa depois dele se sacudir, garantimos-lhe que ele lhe vai agradecer.

Além do bem conhecido laber de lábios perto de comida apetitosa, esta acção pode também servir para tranquilizar o cão.

Lamber os lábios

É bastante óbvio que, quando há comida por perto, os cães lambem os lábios como um sinal de que querem um pouco. No entanto, o que significa quando um cão lambe os lábios quando não há comida à vista? Os especialistas dizem que lamber os lábios regularmente atua como um sinal calmante para o cão. Isto acontece geralmente por estarem preocupados com algo que está a acontecer. Se vêem outro cão ou mesmo uma pessoa como uma ameaça, mesmo que não seja uma ameaça real, eles lambem os lábios para se tentar acalmar. Claro que se o seu cão está constantemente a lamber os lábios, pode querer dizer que está a sentir algo como náuseas ou dores na boca.

Ficar maluco depois do banho

Após o banho, pode-se aperceber que o seu cão está a exibir um comportamento algo estranho. É algo bastante comum para a maioria dos cães, e pode envolver andar em círculos, morder-se e/ou ladrar. Enquanto nós amamos o cheiro de sabão e champô, os cães infelizmente não. Eles podem cheirar esses aromas estranhos depois de um banho e sua reação pode ser a de tentar tirar aquele cheiro de cima deles.


Agora que sabe um pouco mais sobre o comportamento do seu cão, deverá ser capaz de entender a sua "linguagem secreta" um pouco melhor. Tudo o que ele faz tem um sentido, ainda que algumas vezes não seja óbvio para si. Quando eles fazem algo de estranho, considere razões médicas e procure no seu ambiente algo que poderá estar a desencadear aquela reacção, seja de uma maneira negativa ou positiva.